sexta-feira, 13 de julho de 2012

Diferença entre a Savana , Cerrado e Caatinga.

By Cure O Mundo   Postado  sexta-feira, julho 13, 2012   No comments

cerrados=Cerrado é um domínio fitogeográfico do tipo savana que ocorre no Brasil e em partes do Paraguai e na Bolívia, conhecido neste último como chaco. Exibe uma enorme biodiversidade vegetal e animal, patrimônio ameaçado pelo crescimento das monoculturas, como a soja, a pecuária extensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por freqüentes queimadas, devidas tanto às altas temperaturas e baixa umidade, quanto ao infortúnio do descuido humano. O Cerrado é um tipo único de savana no mundo.

Caatinga=Caatinga (do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 750.000 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil).

Apresenta vegetação típica de regiões semi-áridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca. Anteriormente acreditava-se que a caatinga seria o resultado da degradação de formações vegetais mais exuberantes, como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica. Essa crença sempre levou à falsa idéia de que o bioma seria homogêneo, com biota pobre em espécies e em endemismos, estando pouco alterada ou ameaçada, desde o início da colonização do Brasil, tratamento este que tem permitido a degradação do meio ambiente e a extinção em âmbito local de várias espécies, principalmente de grandes mamíferos, cujo registro em muitos casos restringe-se atualmente à associação com a denominação das localidades onde existiram. Entretanto, estudos e compilações de dados mais recentes apontam a caatinga como rica em biodiversidade e endemismos, e bastante heterogênea. Muitas áreas que eram consideradas como primárias são, na verdade, o produto de interação entre o homem nordestino e o seu ambiente, fruto de uma exploração que se estende desde o século XVI.

Cure o Mundo Web Site

Notícias, informações, Curiosidade e assuntos variados sobre Meio Ambiente, Poral Cure o Mundo Mayke Jhonatha

0 comentários:

Faça sua parte

Faça sua parte
Preserve!

Faça desse mundo um lugar melhor

Voltar ao topo ↑
Siga-nos

    Translate

    Fã Page

    Mayke - Fotografias

    Google+ Badge

    Seguidores

    Categoria

    Cure o Mundo

    Receba novidades

    Mayke Jhonatha. Tecnologia do Blogger.

    Mayke Jhonatha - Fotografia

    Visitantes

    Apoiamos

    #DesmatamentoZero

    Salve o Ártico

    Salve o Ártico
    Click na imagem e assine a petição

    Veja:

    Veja:
    Click e confira..
© 2013 Cure o Mundo. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Mayke Jhonatha templates. Proudly Powered by Portal Cure o Mundo.